Suporte Redáya

®vanderléajovino

O que significa AYA ou AYĀ ou ainda ĀYĀ


É a sigla de vários assuntos no YogaLivre e se aplica perfeitamente para esses listados abaixo.
 
Primeiramente ela surgiu para designar a escola de YogaLivre em Manaus que denominamos AYĀ- Amazon Yogāśram.
 
Passou a ser a abreviação do Instituto de YogaLivre na Amazônia de modo que o AYĀ - Amazon Yogāśram é a sua sede, hoje em São Paulo na cidade de Monte Alegre do Sul na Fazenda Furquilha.
 
Também é o nome geral dado aos suportes que utilizamos para a prática, seja do āsana ou do próprio método com um todo.
 
ĀYĀ - Āsana Yoga Ādhāra, significando āsana o suporte pro Yoga.
 
ĀYĀ é seu corpo, agora seus braços, pernas e coluna cresceram.
 
Finalmente AYA revela que o YogaLivre é xamãnico já que a sigla principia a palavra ayahuaska que para nós é o símbolo das substâncias enteóginas. Para mim foi uma boa revelação, pois quando a criei ainda não havia conhecido a substância aqui na Amazônia.
 
O que é ādhāra
 
Ādhāra (aadhaara) m. suporte, hélice, estadia, substrato; a força de sustentação, ou o apoio, ajuda, patrocínio; compreensão, localização, arrimo, encosto, fulcro, baluarte, sustentáculo, bastão, fortaleza, base, pivô, ponto de apoio...
A palavra significa suporte, portanto algum objeto que podemos utilizar pra realizar a nossa prática de YogaLivre. Não é somente para o āsana que o suporte está pensado, pode ser para qualquer técnica.
 
Inclusive o samādhi tem vários suportes como alamba, vichara, samprajñata, sabija significando sempre que a iluminação é suportada por um estado perceptível. É a felicidade com relatividade.
 
Antes de tudo relembremos que qualquer técnica de Yoga é um suporte para a clareza que o aluno busca em sua vida.
 
Quem quer āyā não quer cair, só quer āyā, não cāyā!
O āsana é o suporte corporal; o mantra é o suporte vibracional, por isso que é a técnica mais importante do Yoga, já que ela mexe o individuo em toda a sua grandeza; a concentração é o suporte mental e a meditação o suporte da percepção Divina, onde tudo é a mesma coisa e, o espírito é o mesmo reinando em todas as formas.
 
O corpo é o suporte do espírito e o espírito o suporte do mundo.
A finalidade do suporte é ajudar a desenvolver mais rápido as técnicas que o praticante programa em sua vida e o āsana é um dos mais utilizados no mundo do Yoga atualmente.
 
O Hatha Yoga é quem mais utiliza esses apoios e quase sempre é para o āsana que eles existem. Mas também existe para o relaxamento, para o prānāyāma, enfim.
No YogaLivre, todas as técnicas podem conter um suporte e vai muito da criatividade de cada professor e mesmo de cada praticante.
Veja alguns exemplos:
 
Para āsana: rede, bola, fita, cordas, borrachas, cadeira, árvore, parede, degraus, rochas, outro praticante, um bastão.
ĀYĀ é seu corpo, agora seus braços, pernas e coluna cresceram
Prānāyāma: cadeira, rede, almofada.
Kriyā: lota, água, sal, cordão, gaze.Yoganidrā: cama inclinada, prancha de madeira inclinada, luz, incenso, velas, essências, música. Maithūna: o parceiro é o grande suporte e recebe o nome de Śakti mesmo que seja do mesmo sexo, Śiva nartana nyāsa; a terra, o céu, o fogo, uma escultura de Śiva.
Hoje a redáya é constituída de 11 anéis onde o Yogi se move como quiser, pois a rede passou a ser a superfície onde ele se expressa para seu espírito pessoal.
 
 

Similar posts:

Fotos Redáya

My Instagram

@edsonvan