Os Fundamentos da Fé Religiosa


(1118.1) 102:0.1 PARA o materialista descrente, o homem é simplesmente um acidente evolucionário. As suas esperanças de sobrevivência estão ligadas a uma ficção que é da sua imaginação mortal; os seus medos, amores, aspirações e crenças não são senão a reação de uma justaposição incidental de certos átomos de matéria sem vida. Nenhum aparato de energia, nenhuma expressão de confiança pode transportá-lo depois do túmulo. As obras devocionais e o gênio inspirado dos melhores dos homens estão condenados a ficar extintos pela morte, pela noite longa e solitária do esquecimento eterno e da extinção da alma. O desespero sem nome é a única recompensa por viver e labutar sob o sol temporal da existência mortal. Sem piedade e lentamente, mas a cada dia de modo mais certo e apertado, a vida imprime sobre esse indivíduo a sua garra de condenação sem piedade, a qual um universo material hostil e implacável decretou fosse o insulto a coroar tudo aquilo que é belo, nobre, elevado e bom nos desejos humanos.

1 - Os workshops de um fim de semana com temas específicos,  a livre escolha do organizador dentro das quase 60 técnicas agrupadas por  nós no Śāstra do YogaLivre. Tem duração de 16 horas incluindo a sexta feira com apresentação e roda de mantra com conversas. Quase sempre e com raríssimas exceções, o programa nasce da necessidade dos alunos da escola do organizador, mas quando fico livre para expor também defino as matérias a serem estudadas. Por ter uma carga horária muito pequena, não certifico. Assim o estudo num workshop está voltado para o desenvolvimento do praticante e não fornece nenhuma base para o ensino ou qualificação profissional nem magisterial.


São poucos os temas para que haja aprofundamento. Embora o programa venha definido nas mídias, alertamos que pode mudar pois muitas vezes as verdadeiras necessidades do Aluno só aparecem na presença dos professores e muitas vezes da reunião que se estabelece entre todos.


Quanto menos tempo para o ensino, mais os professores terão que saber extrair dos participantes o Yoga, pois todos trazem dentro de si essa ferramenta de expressão espiritual.

As técnicas são relevantes para demostrar o processo, mas algo precisa ser ensinado nos primeiros encontros para que o aluno desperte a confiança em si mesmo e perca a desconfiança nos outros, quiçá daí nasça o Yoga em toda sua expressão que para mim hoje nada mais é do que o reconhecimento da grande irmandade universal.


Somo o que somos e o YogaLivre passa ser a nossa expressão de vida.


Acreditamos que ainda é cedo para nos auto definirmos, pois a essência para se revelar precisa de toda a eternidade, pois o processo é qualificativo. A verdadeira essência de cada um de nós é plena em potência, todavia carente de evidência real. Assim, ao longo da existência eterna, cada universidade de ensino apresentada para nós nos planos infinitos nos dotará de uma qualidade a mais totalizando as varias expressões do verbo que é Deus.


Pouco pode ser muito nesse pequeno workshop.

YogaLivre - Centro de Estudos Antropológicos

Rua 2 Casa 6 Fazenda Furquilha - Monte Alegre do Sul - SP

11-8209-7656