O Espírito Materno do Universo Local


(374.1) 34:0.1 QUANDO um Filho Criador é personalizado pelo Pai Universal e o Filho Eterno, o Espírito Infinito individualiza uma nova e única representação dele próprio para acompanhar esse Filho Criador aos reinos do espaço, e ali ser a sua companheira, inicialmente na organização física e, mais tarde, na criação e no ministério às criaturas do universo recém-projetado.

(374.2) 34:0.2 Um Espírito Criativo reage tanto às realidades físicas quanto às espirituais; como o faz também um Filho Criador; e, assim, pois, eles se associam e coordenam-se para a administração de um universo local do tempo e do espaço.

YogaLivre - Centro de Estudos Antropológicos

Rua 2 Casa 6 Fazenda Furquilha - Monte Alegre do Sul - SP

11-8209-7656

Os Professores de YogaLivre


Yogi Edson Moreira                                                Fortaleza, Ce - 1963



Um dia após ler uma revista sobre o tema tomei a decisão de praticar e permaneci 5 anos praticando sozinho. Foi fácil iniciar e minha determinação mostrava que era aquilo que eu queria fazer. Ainda muito novo por volta dos 17 anos foi quando tive esse contato e tornei Yoga a minha vida. Minha família sempre achava que seria um passatempo, de fato, o tempo passou voando, pois com o Yoga agente perde a noção temporal muito rápido! Naquela época minha cultura física era a trivial que ainda permanece hoje,  na fase do sonho não aparece os exercícios mais importantes para a alma.


O universo providencia a realização dos nossos desejos quando alinhados com a verdade, a bondade e a beleza divina e o que eu via e fazia naquela época era o que havia perto de mim: corridas, futebol, natação e bicicleta, nada que coadunasse para engrandecer minha alma e ainda contribuía imensamente para endurecer meu corpo. Então ao ler essa matéria na revista planeta fui imediatamente para o chão realizar as técnicas e me apaixonei pelo Yoga.


Todos os dias realizava os exercícios e o tempo de dedicação a eles ia progressivamente aumentando chegando ao ponto de realizar 8 horas diárias. Para mim era fácil pois naquela época eu somente estudava e tinha todo o resto do tempo ao meu favor. Depois desse tempo de auto-iniciação, que inclusive é difícil suceder no mundo do Yoga já que somente se aprende através da dīkśa recebida de um guru, professor, acharya,  mestre enfim resolvi buscar uma formação profissional para me dedicar ao estudo e ensino dessa filosofia. Acreditei que era preciso ter um certificado e fui atrás dele.


Comecei a formação, que durou 12 anos para concluir o mestrado. No nono ano de estudo apresentei uma tese que focava a atenção sobre o āsana – a técnica corporal Yogi e sua iteração nas demais técnicas yogi-s. Nesse estudo eu não era apenas um, aluno, mas um discípulo e como tal permaneci vários anos. Chegou o momento de cessar, a luz brilhou em mim e hoje tenho o meu próprio método de Yoga.



Yoginí Vanderléa Jovino       Campina Grande, PB - 1966

O meu primeiro contato com Yoga foi aos 14 anos de idade,  a curiosidade pelo tema despertou cedo e resolvi procurar alguém que pudesse me dar alguma luz, resolvi experienciar uma aula com a única professora que havia na minha cidade naquela época. Recordo bem do rosto da professora e da maneira simpática que fui acolhida, porém a inspiração ficou  recolhida com  o que me foi apresentado como Yoga.

Muitos anos depois na cidade do Porto, em Portugal, conheci o Edson e nesse momento aquilo que estava recolhido, mais vibrante nas minhas células, veio átona novamente. O Yoga surgiu e dessa vez foi para ficar, já se passaram 22 anos e desde a primeira aula venho buscando me aperfeiçoar como personalidade e alma e contribuir com aqueles que passam na minha vida com vontade de ampliar o que já é latente no nosso coração.

Depois já como profissional do Yoga segui para Barcelona na Espanha, onde nasceu o YogaLivre com fundamentação naquilo que vivia diariamente na nossa trajetória planetária, foram 3 anos de momentos maravilhosos, ricos em auto conhecimento e qualidade de vida!

Em 2003 depois de 14 anos na Europa, voltarmos para o Brasil diretamente para a cidade de Manaus, onde contato com a floresta ampliou o nosso anglo de visão sobre a vida Yogi e isso fez com que o YogaLivre passasse por uma transformação. o Yoga interno que já somava muitos anos de vivências profundas teve que dar mais um salto. Durante os 7 anos que vivemos lá, resgatei muitas sensações e ensinamentos da grande e poderosa natureza, o contato com a floresta me fez repensar bastante aquilo que já trazia arraigado como suportes para nossa auto suficiência. Agradeço imensamente por está oportunidade.

Hoje sinto muito gratidão por todas as bençãos que chegaram e chegam, peço todos sos dias orientação ao meu espirito pessoal para que ajuste os meus pensamentos na direção da Verdade, Beleza, Bondade, Humildade e Aceitação. Sinto-me feliz e no meu dia a dia segue sempre a consciência do que realizo em prol daquilo em que acredito.

Jaya Ganesha Jaya